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DIREITOS HUMANOS NA PESQUISA:

Aqui você encontrará a lista de pesquisas e pesquisadores registrados na UFPR que tem como objeto principal as discussões sobre os direitos humanos, educação e saúde que buscam referendar os compromissos com a pesquisa nesta área.


PROJETOS DE PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS

em andamento | concluídos



::: Projetos em Andamento


::: Projetos Concluídos


::: Projetos de Pesquisa em Direitos Humanos - em Andamento

Título: O reconhecimento jurídico do nome social da pessoa transexual como oportunidade para o exercício da cidadania.
Coordenador: Elimar Szaniawski
Email: jagediel@terra.com.br
Setor: Ciências Jurídicas
Departamento: Departamento de Direito Civil e Processual Civil.
N° Registro BANPESQ: 2007021328

Resumo/Ementa:
Analise da situação da pessoa transexual, através dos dados propostos pelo discurso cientifico, bem como pelo atual movimento GLBT, pontuando a dificuldade no acesso aos direitos fundamentais, como educação e saúde. Avaliação histórica da condição da pessoa transexual, percebendo o trato normatizador e diferenciado a partir da Modernidade. Analise da fundamentação teórica de decisões judiciais que permitem a retificação do nome e sexo da pessoa transexual.


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Título: O problema do discurso de ressocialização do preso.
Coordenador: Jacinto Nelson de Miranda Coutinho
Email: posjur@ufpr.br
Setor: Direito Penal
Departamento de Direito Penal e Processual Penal
N° Registro BANPESQ: 2005016731

Resumo/Ementa:
Analise da estrutura do sistema prisional, focando-se na sua pretensão de ressocializar o preso.

Principais resultados:
Relatórios
Data do relatório: 05/04/2006
Período: 05/04/2005 - 05/04/2006
A pesquisa sofreu profundas alterações durante o andamento das investigações. Outros marcos teóricos foram descobertos e valorizados durante as pesquisas, principalmente autores latino-americanos. A idéia de alteridade passou a ser considerada como uma necessidade para a exposição inicial do problema que se pretendia tratar, e portanto abandonou-se a tradicional concepção de revisão histórica do tema para então abordar o problema em si. Desta forma valorizou-se os casos locais, e os problemas estruturais existentes em sistemas prisionais dentro da nossa realidade, latino-americana. A partir destes dados, e com o auxílio do Criminologia, passou-se a investigar as funções aparentes e funções reais da pena, e quais são seus objetivos.

Data do relatório: 22/03/2007
Período: 31/03/2006 - 20/03/2007
Após o primeiro ano de pesquisas, focando a discussão no panorama atual do sistema carcerário brasileiro e fazendo sua análise a partir da perspectiva da criminologia crítica, restou evidente a existência de funções aparentes e funções reais oculta(das)s do sistema repressivo estatal. Sob esta perspectiva, e no sentido de analisar as tecnologias de punição e as tecnologias de vigilância das classes subalternas, buscou-se aprofundar a discussão sobre o assunto, ampliando ainda a análise para institutos supostamente tidos como "descriminalizantes" (como os Juizados Especiais Criminais), mas que na verdade consolidam novos métodos de controle por parte do poder punitivo do Estado, que visa à manutenção das relações sócio-econômicas atuais.


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Título: Direitos da personalidade
Coordenador: Jose Antonio Peres Geidel
Email: jagediel@terra.com.br
Setor: Direito Civil
Departamento: Departamento de Direito Civil r Processual Civil
N° Registro BANPESQ: 1998005363
Data de aprovação: 09/03/1998

Resumo/Ementa:
O projeto dará continuidade a investigação no campo dos direitos da personalidade na sua interface com direitos constitucionais fundamentais e com os direitos humanos. As temáticas do direito a imagem, do direito a saúde e a proteção da vida privada serão aprofundadas nessa perspectiva, pois apresentam grande utilidade e pertinência para a construção de uma sociedade democrática, com base no arcabouço jurídico do estado democrático de direito.

Principais resultados:
Data do relatório: 18/12/1999
Período: 01/09/1998 - 31/07/1999
O tema exige não só o exame das questões jurídicas, mas se vincula à formação histórico-econômica do Brasil. As dificuldades referentes à bibliografia e à compreensão teórica de questões específicas, tratadas pela História e pela Sociologia, foram enfrentadas de maneira coerente suficientemente abrangente para sustentar o caráter científico e interdisciplinar da pesquisa. No que se refere ao problema jurídico central, sua percepção conceitual e sua repercussão legislativa, o relatório conclusivo revela o perfeito encadeamento entre esses aspectos, que compões o objeto de toda e qualquer investigação jurídica. É preciso destacar o esforço realizado para lançar questionamentos e indicar caminhos no sentido de propor soluções que, ultrapassando...

Data do relatório: 26/03/2009
Período: 26/03/2009 - 26/03/2010
Projeto reativado devido a nova linha de pesquisa ( Ocorrência de violação do Direito à imagem por parte de um mínimo da coletividade, na representação de um todo social.


Título: Do estado social ao estado penal: violência punitiva neoliberal e estado democrático de direito.
Coordenador: Katie Silene Cáceres Arguello
Email: k.arguello@uol.com.br
Setor: Direito Penal
Departamento: Departamento de Direito Penal e Processual Penal
N° Registro BANPESQ: 200621103

Resumo/Ementa:
Analisar o processo de recrudescimento das formas de “segregação punitiva” na maioria dos países ocidentais, em face do aumento de exclusão social provocada pelas políticas neoliberais. O recurso a estratégias punitivas do Estado se deve à tentativa de normatizar a conduta dos trabalhadores ( e dos desempregados) em que o trabalho se torna cada vez mais precário.

Principais resultados:
Data do relatório: 15/12/2006
Período: 03/03/2005 - 15/12/2006
Foram escritos textos para publicação: capítulo de livro (no prelo, pela Lumen Juris, 2007), artigo (aceito pela Revista Discursos Sediciosos), artigo publicado no site do ICPC: www.cirino.com.brforam escritos textos para publicação: capítulo de livro (no prelo, pela Lumen Juris, 2007), artigo (aceito pela Revista Discursos Sediciosos), artigo publicado no site do ICPC: www.cirino.com.br A atual pesquisa resultou em inúmeros debates com acadêmicos em sala de aula e também no Grupo de Estudos de Criminologia Crítica, coordenado pela autora da pesquisa. Além disso, foram feitas apresentações em eventos da área do Direito. Segue abaixo, o principal artigo resultante da pesquisa.


Título: Direitos da Personalidade
COORDENADOR: Jose Antonio Peres Gediel
EMAIL: jagediel@terra.com.br
SETOR: Direito Civil
DEPARTAMENTO: Direito Civil e Processual Civil
N° REGISTRO BANPESQ: 1998005363
DATA DE APROVAÇÃO:09/03/1998

Resumo/Ementa:
O presente projeto dá continuidade a investigação no campo dos direitos da personalidade na sua interface com direitos constitucionais fundamentais e com os direitos humanos. As temáticas do direito a imagem, do direito a saúde e a proteção da vida privada serão aprofundadas nessa perspectiva, pois apresentam grande atualidade e pertinência para a construção de uma sociedade democrática, com base no arcabouço jurídico do estado democrático de direito.

Principais resultados:
Data do relatório: 18/12/1999
Período: 01/09/1998 - 31/07/1999
O tema exige não só o exame das questões jurídicas, mas se vincula à formação histórico-econômica do Brasil. As dificuldades referentes à bibliografia e à compreensão teórica de questões específicas, tratadas pela História e pela Sociologia, foram enfrentadas de maneira coerente suficientemente abrangente para sustentar ocaráter científico e intrdisciplinar da pesquisa. No que se refere ao problema jurídico central, sua percepção conceitual e sua repercussão legislativa, o relatório conclusivo revela o perfeito encadeamento entre esses aspectos, que compões o objeto de toda e qualquer investigação jurídica. É preciso destacar o esforço realizado para lançar questionamentos e indicar caminhos no sentido de propor soluções que, ultrapassando

Data do relatório: 26/03/2009
Período: 26/03/2009 - 26/03/2010
Projeto reativado devido a nova linha de pesquisa ( Ocorrência de violação do Direito à imagem por parte de um mínimo da coletividade, na representação de um todo social.


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Identificação: Educação em Direitos Humanos: Concepções e perspectivas filosóficas.
Coordenador: Karen Franklin da Silva
Email: karenfranklin.ufpr@uol.com.br
Setor: Educação
Departamento: Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.
Data de aprovação: 30/03/2009.
N° Registro BANPESQ: 200923770

Resumo/Ementa:
O projeto procura analisar as concepções filosóficas na proposta educacional voltada à promoção dos Direitos Humanos a partir das diretrizes das Organizações Internacionais. Busca discutir as perspectivas consolidadas na Educação em DH fomentada pelo Ministério da Educação na última década e do impacto nas ações no interior da UFPR. Análise das concepções filosóficas presentes nos documentos que orientam o entendimento sobre DH no país e refletem nas práticas diárias da comunidade.

Principais resultados:
Em andamento.


Identificação: Programa de Educação em Direitos Humanos: Imagens e palavras.
Coordenador: Silvia Helena Soares Schwab
Email: silviass@ufpr.br
Setor: Ciências Exatas
Departamento: Departamento de Física
N° Registro BANPESQ: 2007021225


Resumo/Ementa:
Estudar e aplicar metodologias de ensino de DH, caracterizando um programa de ensino/aprendizagem que visa gerar e organizar metodologias de ensino e conjunto de materiais apoiados em multimeios digitais aplicáveis a diferentes segmentos estudantis e da sociedade organizada. Utiliza como apoio imagens e o conceito da construção do imaginário social e individual para desencadear reflexão e açores na temática de direitos humanos.

Principais resultados:
Data do relatório: 23/05/2008
período: 15/03/2007 - 23/05/2008
participação seminário nacional educação em direitos humanos - Brasília dez/2008 (rep. UFPR) elaboração material capacitação docente 20 horas em DH, conjunto com revisão conteúdos e elaboração matérias disciplina HC310 - teoria e pratica em direitos humanos participação encontro equipe nacional projeto capacitação educadores em DH - Brasília abril 2008 – rep. UFPR palestra proferida UFSCAR - evento 60 anos da Declaração Universal dos DH – São Carlos, maio 2008 elaboração material para UFPB - estatuto criança adolescente e diretrizes nacionais da educação e DH, organização 3º Encontro Internacional da UFPR-UFSCAR - direitos humanos - 4-5/jun/08.


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Identificação:
A inconstitucionalidade dos despejos forçados/reintegrações de posse em ocupações coletivas à luz do direito humano fundamental à moradia.
Coordenador: Vera Karam de Chueiri
Email: vera.karam.de.chueiri@ufpr.br
Setor: Ciências Jurídicas
Departamento: Departamento de Direito Publico
Data de aprovação: 28/03/2008
N° Registro BANPESQ:2008022631

Resumo/Ementa:
A considerar a proibição do retrocesso e a dimensão negativa do direito à moradia como impedimento aos despejos forçados/reintegrações de posse,sob a perspectiva de um direito subjetivo publico humano para destacar a necessidade de efetivação e respeito desse direito como um pressuposto mínimo para a dignidade da pessoa humana,no sentido de mostrar que qualquer idéia contraria a isto gera inegável contexto inconstitucional, o qual deverá ser sempre fiscalizado e combatido.

Principais resultados:
Em branco

Declaração Universal Direitos Humanos:
Artigo 25.

Oito objetivos do Milênio:


IDENTIFICAÇÃO:
Do controle social ao garantismo penal: perspectivas sobre a aplicabilidade da política de redução de danos como medida "sócio educativa" no direito da infância e da juventude
COORDENADOR:Jacito Nelson de Miranda Coutinho
EMAIL:
SETOR: Ciências Jurídicas
DEPARTAMENTO: Direito Processual Penal.
DATA DE APROVAÇÃO:30/03/2007
N° REGISTRO BANPESQ :2007021517

RESUMO/EMENTA:
controle social-garantismo penal-política de redução de danos-medida sócio educativa- direito da criança e do adolescente.

PRINCIPAIS RESULTADOS:
Em branco

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DIREITOS HUMANOS:

OITO OBJETIVOS DO MILÊNIO:
2 – Educação básica de qualidade para todos.


::: Projetos de Pesquisa em Direitos Humanos - Concluídos

Título: Educação ambiental nas escolas de 1° e 2° graus de Curitiba: Realidade, Reflexões criticas e perspectivas históricas.
COORDENADOR: Araci Asinelli da Luz
EMAIL:
SETOR: Tópicos Específicos de Educação
DEPARTAMENTO: Teoria e Pratica de Ensino
N° REGISTRO BANPESQ: 1991002497
Data da Aprovação: 25/02/1991

Resumo / Ementa:
A educação ambiental desenvolvida a partir das escolas corresponde às expectativas da comunidade?
Analise parcial da pesquisa permite informar que não existe uma concepção clara de Educação Ambiental nas escolas caracterizando mais como tópico na disciplina de Ciências sem levar em consideração as necessidades da comunidade.

Resultado final:
Foram realizadas visitas a 48 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino das quais 43 já se encontram em dados parcialmente quantificados. Nestas visitas foram entrevistados professores e/ou diretores, responsáveis pelo programa de educação ambiental. Alem disso forma entrevistados 8 moradores de cada bairro visitado,totalizando 305 entrevistas até o momento,envolvendo 45 bairros de Curitiba. O projeto consta com 38 slides, 50 fotos a cores e 60 fotos preto e branco, documentando as condições ambientais dos bairros e escolas, a analise parcial nos permite informar que não existe uma concepção clara de educação ambiental nas escolas, caracterizando mais um tópico do programa sem nenhuma repercussão na...


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Título: Material Educacional de Apoio a programas de prevenção as dependências químicas e DST/AIDS.
COORDENADOR: Araci Asinelli da Luz.
EMAIL:
SETOR: Educação
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO de Teoria e Pratica de Ensino
N° REGISTRO BANPESQ: 1994003660
Data da Aprovação: 06/04/1994

Resumo / Ementa:
Elaboração de material educacional que sirva e subsidio a programas de prevenção focados em dois temas: Prevenção às dependências químicas e DST.

Resultado final:
As mudanças internas na constituição da comissão de estudos sobre álcool e drogas da UFPR (CEAD) exigiram o repensar sobre a elaboração de material educacional que pudesse servir de subsídio à programas de prevenção, optando-se pela diversidade de recursos. Foram elaborados pelo diversos membros da CEAD os seguintes recursos: guia de IDENTIFICAÇÃO de drogas, manual de orientação e encaminhamento em casos de intoxicação por drogas, matriz interativa para planejamento em prevenção com base na teoria de redes, sim a vida: dr. vivinho e manual de orientação ao educador. Ressalta-se que desta discussão foi criada a disciplina “Métodos e Técnicas Educacionais de Prevenção", de responsabilidade do DTPEN do SETOR de Educação.


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TÍtulo: Ação conjunta ao sistema peninteciário. Conhecer para transformar: o caso de Curitiba e Região Metropolitana.
COORDENADOR: Araci Asinelli da Luz
EMAIL: asinelli@ufpr.br
SETOR: Educação
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO de Teoria e Prática de Ensino.
N° REGISTRO BANPESQ: 2001010327
Data de aprovação: 14/03/2001

Resumo / Ementa:
Desenvolver um conjunto articulado de ações que permitam aos Conselhos profissionais envolvidos obter uma visão mais apurada do sistema penitenciário como um todo e as condições do exercício profissional das diversas categorias e suas interrelações, como subsídios ara a implementação de estratégias de ação que possibilitem o aprimoramento dos servições prestados

Principais resultados:
Os resultados apontam que: (1) com relação aos profissionais que atuam no Sistema Prisional: estes encontram dificuldades para atuar dentro dos limites impostos pelo Sistema, devido à desvalorização do profissional, ao número de profissionais, às condições de trabalho, à vulnerabilidade em relação a saúde e a segurança, à ausência de um plano de metas, à falta de planos de capacitação profissional permanente e a falta de participação prisional: esta não corresponde aos desafios do atendimento à população carcerária,uma vez que os espaços são inadequados, as unidades estão superlotadas,não há espaços de convivência e de atendimento especializado.


Título: A prevenção do abuso de drogas e da violência: avaliando a eficácia do PROERD nas escolas públicas do Paraná.
COORDENADOR: Araci Asinelli da Luz
EMAIL: asinelli@ufpr.br
SETOR: Educação
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO de Teoria e Pratica de Ensino
N° REGISTRO BANPESQ: 2001010327
Data de aprovação: 14/03/2001

Resumo / Ementa:
O acompanhamento do PROERD, demonstra a aceitação do mesmo e sua influencia positiva no que diz respeito à prevenção do abuso de drogas. A pesquisa, pensada inicialmente para todo o estado do Paraná,não foi possível em função da mudança da coordemaçao do programa no estado,bem como a necessária preparação dos policiais militares educadores do PROERD, tendo em vista a mudança do currículo proposto,para a 4° e 6º série do ensino fundamental,bem como a proposta de um currículo para pais.

Principais resultados:
No entanto, a pesquisa realizada em Curitiba, complementada por uma monografia e uma dissertação de mestrado no âmbito da UFPR possibilita concluir que, embora não seja impeditivo para o uso das drogas, o PROERD cumpre sua função de prevenção.


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Título: Limites e possibilidades do direito de redesignação do estado sexual.
COORDENADOR: Elimar Szaniawski
EMAIL:
SETOR: Direito Civil
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO de Direito Civil e Processual Civil
N° REGISTRO BANPESQ: 1999005988
Data de aprovação; 05/02/1996

Resumo / Ementa:
Analise do tema do transexualismo e da cirurgia de mudança de sexo; exame da etiologia da transexualidade, sua distinção com as demais anomalias sexuais e o direito a integridade psicofísica do individuo como conteúdo do direito a saúde. Discussão dos reflexos que a redesignação do estado sexual provoca no direito civil, tanto no direito brasileiro como no direito comparado.

Principais resultados:
Projeto concluído em tese de doutorado do Prof. Elimar Szaniawski defendida em dezembro de 1997. Publicado em livro da Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1.999, 376 p


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Título: Os direitos à vida e à liberdade de crença e a dignidade da pessoa humana: a questão das transfusões de sangue.
COORDENADOR: Elimar Szaniawski
EMAIL:
SETOR: Departamento de Direito Civil e Processual Civil.
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO de Direito Civil e Processual Civil
N° REGISTRO BANPESQ: 2004014153

Resumo / Ementa:
A questão jurídica relativa as transfusões de sangue amiúde é discutida à aprte de aspectos religiosos e médicos envolvidos, lacuna que este projeto visa suprir,contando,para tanto,com uma pesquisa de campo entre unidades e centros médicos de Curitiba/ PR. Após,far-se-à uma analise da aparente colisão de Direitos Fundamentais mediante a máxima da proporcionalidade,almejando a satisfação da dignidade da pessoa humana como fundamento constitucional.


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Título: A qualidade de vida no trabalho: do desejo a implementação, a trajetória e as contradições de um projeto de mudança organizacional.
COORDENADOR: Sidney Nilton de Oliveira
EMAIL: Sidney@ufpr.br
SETOR: Psicologia do Trabalho e Organizacional
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO de Psicologia
N° REGISTRO BANPESQ: 1994003717

Resumo / Ementa:
Este projeto pretende estudar algumas dimensões que compõem a estrutura desenvolvimento organizacional e as relações dos trabalhadores com os representantes do capital, contextualizados pelos modos e meios de produção. Nessa perspectiva uma política de promoção da saúde mental. Procura estimular aos grupos uma melhor qualidade de vida, mas ao mesmo tempo pode transformar-se em um engodo que se esconde as causas mais fundamentais da contradição capital-trabalho.

Principais resultados:
Investigou-se no período acima determinado as condições de trabalho nas organizações e/ou instituições onde os alunos do DEPSI desenvolveram estágio obrigatório/voluntário. Os planos e projetos de estágio analisados no período 1994-1999 levaram em conta essa problemática.
A partir daí, foram realizadas análises especificas para cada problema diagnosticado e, posteriormente, elaboradas propostas de intervenção em cada estágio supervisionado. Foram publicados 5 artigos decorrentes desta pesquisa e um capítulo da tese de doutorado (defendida pelo autor em 03/1998) foi escrito a partir das conclusões obtidas durante o andamento deste projeto. Em 1999 decidiu-se aprofundar as áreas de abrangência deste projeto.


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Título: Espaços de Mediação dos conflitos fundiários
COORDENADOR: Jose Antonio Peres Gediel
EMAIL: jagediel@terra.com.br
SETOR: Direito
DEPARTAMENTO: Direito Civil e Processual civil
N° REGISTRO BANPESQ: 1999005946
DATA DE APROVAÇÃO: 08/03/1999

Resumo / Ementa:
Trata-se de projeto que visa aprofundar critica e, interdisciplinarmente, os instrumentos jurídicos que regulam a apropriação privada da terra e a intervenção estatal, para promover as reformas agrárias e urbanas. Alem da analise teórica o projeto desenvolve atividades interventivo-processuais e realiza a participação em espaços de representação e organização dos movimentos populares

Principais resultados:
Trata-se de projeto que visa aprofundar critica e, interdisciplinarmente, os instrumentos jurídicos que regulam a apropriação privada da terra e a intervenção estatal, para promover as reformas agrárias e urbana. Alem da analise teórica o projeto desenvolve atividades interventivo-processuais e realiza a participação em espaços de representação e organização dos movimentos populares.


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Título: Aspectos da Proteção Estatal à Cultura: Noção de Cultura Nacional no Ordenamento Jurídico Brasileiro
COORDENADOR: KATIE SILENE CACERES ARGUELLO
EMAIL: arguello@uol.com.br
SETOR: Sociologia Jurídica
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBL
N° REGISTRO BANPESQ: 2001008906
DATA DE APROVAÇÃO: 30/03/2001

Resumo / Ementa:
Analisar criticamente a noção de cultura nacional nas leis federais de apoio à cultura e na constituição de 1988, a fim de discutir aspectos relevantes da proteção estatal a ela conferida, tais como: a) a formação de um patrimônio cultural homogêneo e unificado; b) o modo como tal noção de cultura pode contribuir para a sustentação de uma hegemonia, dentro de uma sociedade de classes guiada pela lógica do capital.

Principais resultados:
Analisar criticamente a noção de cultura nacional nas leis federais de apoio à cultura e na constituição de 1988, a fim de discutir aspectos relevantes da proteção estatal a ela conferida, tais como: a) a formação de um patrimônio cultural homogêneo e unificado; b) o modo como tal noção de cultura pode contribuir para a sustentação de uma hegemonia, dentro de uma sociedade de classes guiada pela lógica do capital.

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